Plataforma Açores

MEZZO ATELIER

Arquitetura, Design Interiores

Mezzo Atelier, constituído por Giacomo Mezzadri e Joana Oliveira, é um jovem estúdio que atua nas áreas de arquitectura, interiores e design, procurando seguir todas as fases de projecto, da criação ate à execução, sempre que a escala o permite, de modo a controlar o produto final e a manter uma produção o mais auto-suficiente possível. Depois de vastas experiências profissionais na Holanda e Brasil, Joana e Giacomo dividem-se entre projectos em Portugal e Italia. 

Passando entre a secretária e a oficina, os Mezzo Atelier, operam um laboratório prático baseado na auto construção e nas tradições artesanais aliadas a novas tecnologias. As suas séries de mobiliário são peças únicas, executadas por encomenda e adaptadas às necessidades de cada cliente ou situação. Têm desenvolvido peças não só para privados, como para espaços comerciais e de restauração. 

No campo da arquitectura têm trabalhado em projectos residenciais e de hospitalidade, entre os quais, Pink House, projecto de duas casas de campo destinadas a turismo rural, que foi um dos vencedores do concurso de jovens criadores açorianos, o Lab Jovem 2014. 

Outra área de grande interesse para o atelier são os workshops práticos de auto construção que tutoram a par dos seus projectos. Nestes momentos encontram a possibilidade de desenvolver projectos com grande liberdade criativa num curto espaço de tempo e com equipes multi disciplinares, o que torna o processo muito estimulante. 

Desde 2012 os Mezzo Atelier têm vindo a colaborar com privados, universidades, associações e empresas, das quais se destacam: Eataly; Albert Heijn; Esterni; Associação Save the Children; Ostello Bello; La Buttiga; Associação Anda & Fala; Universidade Autónoma de Lisboa, Trienal de Lisboa, entre outros.

Mezzo Atelier I Giacomo Mezzadri I 1980 Itália

Giacomo Mezzadri é um designer multidisciplinar, cuja curiosidade leva-o a ultrapassar as fronteiras preexistentes entre a arquitetura, a arte e o design. Depois de ter concluído a sua licenciatura em Arquitetura, no Politecnico de Milão, decidiu explorar outras escalas junto do colectivo de arte holandês Atelier van Lieshout, sedeado em Roterdão, onde trabalhou por 3 anos. No atelier desenvolveu objectos, esculturas e instalações, desde a fase conceptual até à sua execução. Em 2011 trabalha em São Paulo e completa uma pós-graduação na Escola da Cidade.

Com esta herança projectual, Giacomo desenvolveu um processo de produção dentro da sua própria oficina, gerindo uma produção autónoma de mobiliário, candeeiros, pequenos objetos e instalações.

Mezzo Atelier Joana Oliveira I 1983 Portugal

Joana Oliveira é Arquitecta licenciada pela Universidade Lusíada de Lisboa em 2006. Enquanto estudante Erasmus passou pela Bauhaus em Weimar, na Alemanha. Trabalhou como arquitecta em Roterdão durante 4 anos colaborando com os escritórios STAR – Strategies + Architecture, de ZwarteHond e os HappelCornelisse. Em 2011 parte à procura de novos desafios em São Paulo, onde trabalhou na equipe de criação do Studio Arthur Casas, desenvolvendo concursos públicos premiados e projectos comerciais, dos quais se destaca a loja de vinhos Mistral, vencedora de melhor loja do ano pela Retail Design Institute e pela revista Interior Design. Ainda em São Paulo concluiu uma Pós-graduação na Escola da Cidade. Em 2014, Joana faz parte da equipe de redação e investigação do jornal Homeland- News from Portugal, representação portuguesa na 14ª Bienal de Veneza de Arquitectura.

Portefólio

Partilhar este perfil